Engenharia biomédica

Engenharia-biomedicaA engenharia biomédica é uma parte inevitável das ciências médicas e das ciências biológicas . Na verdade, é uma disciplina híbrida que foi formada pela combinação da disciplina de engenharia e da disciplina da biologia. Para a execução de pesquisas de biologia e de ciências médicas, a aplicação de tecnologia sofisticada é essencial e sob a disciplina da engenharia biomédica aquelas respectivas tecnologias necessárias são desenvolvidas e fornecidas.

Hoje em dia, sem apoio de engenharia biomédica as ciências médicas e as ciências biológicas não são capazes de desempenhar  o trabalho ao mais alto nível. Os equipamentos modernos e sofisticados ( tomógrafo , gerador de imagem de ultra-som ) são concebidos e fabricados sob a orientação da engenharia biomédica. No momento, com amplas oportunidades de emprego através do mundo a engenharia biomédica é uma disciplina altamente reconhecida.

A ciência médica e diferentes disciplinas biológicas têm utilizado dispositivos mecânicos ou elétricos para realizar vários tipos de pesquisas. Anteriormente os dispositivos necessários eram usados ​​para serem concebidos e desenvolvidas pelos engenheiros que tinham pouco conhecimento sobre aspectos biológicos . Por esta razão, a concepção desses dispositivos era muito pesada e muitas vezes resultaram em falhas na comunicação entre os biólogos/profissionais médicos e os engenheiros.

Como resultado, o dispositivo produzido de acordo com esse processo muitas vezes não estava à altura padrões esperados. Os profissionais em questão perceberam que para a concepção de dispositivos de alta qualidade para aplicações biológicas é necessário um conjunto de profissionais com conhecimentos na área de biologia e de engenharia. Portanto é uma disciplina resultante de um cruzamento entre a engenharia e a biologia e assim, a engenharia biomédica começou sua gloriosa jornada na terra.

Hoje a engenharia biomédica é uma disciplina muito ampliada. Para trazer mais eficiência e profissionalismo a engenharia biomédica está agora dividida em várias sub disciplinas. Algumas sub disciplinas notáveis ​​são: eletrônica biomédica , engenharia neural , engenharia clínica , imagiologia médica , bio- transporte, etc

As variadas aplicações da engenharia biomédica são vistas em todos os lugares no mundo contemporâneo. Imagens médicas tais como ultra-som, tomografia computadorizada, microscopia óptica ou microscopia eletrônica, medicina nuclear, etc são fortemente dependentes da engenharia biomédica (particularmente em imagiologia médica que é uma sub disciplina) para a concepção dos dispositivos e sistemas necessários. A engenharia genética, engenharia de tecidos, engenharia farmacêutica e todos os outros sectores que requerem dispositivos intensivos em tecnologia para lidar com materiais biológicas são consumidores óbvios das aplicações de engenharia biomédica.

As indústrias de transformação são em grande parte dependentes da engenharia biomédica. Os dispositivos e sistemas concebidos sob a supervisão de engenheiros biomédicos são geralmente muito caros e em alta procura pelos hospitais, instituições de saúde e empresas farmacêuticas. Uma grande indústria de transformação tem sido construída em torno desses dispositivos. Essas instalações de fabricação estão usando extensivamente diferentes aspectos da engenharia biomédica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *