Biotecnologia

BiotecnologiaAplicações Gerais e Práticas

A biotecnologia é uma disciplina que estuda o uso eficaz e eficiente das criaturas, os sistemas vivos e organismos para o desenvolvimento de produtos úteis para a humanidade. A biotecnologia não é uma adição recente ao mundo; tem sido praticada e utilizada desde os tempos antigos da civilização humana. No momento em que os nossos antecedentes começaram a cultivar as culturas próprias e criar os animais domésticos deles a viagem da biotecnologia já tinha sido iniciada no mundo.

A biotecnologia é amplamente utilizada no processamento de alimentos, na agricultura e na medicina. Atualmente, a biotecnologia utiliza conhecimentos e conceitos de diferentes disciplinas para encontrar melhores soluções para uso optimizado nos diferentes sistemas biológicos. Por esta razão a biologia molecular, bioinformática, bioquímica, engenharia química, etc são regularmente lidadas por biotecnólogos . Para assegurar uma utilização optimizada de sistemas biológicos viventes, (tais como microorganismos , animais, criaturas marinhas , elementos botânicos) biotecnologia também é aplicada.

A produção de iogurtes por meio de bactérias no leite , a preparação do pão através da utilização de um tipo de fungo são aplicações práticas da biotecnologia . A fermentação do vinho também envolve aplicações biotecnológicas . O cruzamento de diferentes espécies de animais domésticos para a produção de um melhor desempenho de uma nova espécie também se passa sob a disciplina de biotecnologia. Estes são usos tradicionais de biotecnologia. Com o avanço da tecnologia e da ciência um uso mais diversificado da biotecnologia tem sido evidenciado.

Recursos vivos marinhos e aquáticos são agora geridos sob a supervisão da biotecnologia. No campo agrícola, os agricultores estão sendo beneficiados em grande medida pelas aplicações da biotecnologia. Domesticações de plantas estrangeiras estão sendo realizadas para o cultivo de culturas orientais na parte ocidental do mundo e vice-versa. Plantas de Verão estão agora facilmente cultivadas nos invernos. A agricultura verde sem agrotóxicos já está sendo implementada pelos biotecnólogos .

As ciências médicas não estão fora dos beneficiários do milagre de biotecnologia. Diferentes tipos de produção de antibióticos e manipulações genéticas são executados sob a vigilância de biotecnólogos. A utilização industrial de biotecnologia tem um grande valor comercial. Alguns produtos úteis químicos específicos são produzidos através do emprego de um organismo que é especialmente modificado por biotecnologistas . Na forma semelhante , os produtos químicos perigosos são destruídos através do emprego de organismos apropriadamente modificados . A produção industrial pode ser aumentado pela entrada de menos recursos se os conceitos de biotecnologia são aplicadas de forma adequada.

Os leitores podem se confundir com o facto de dos vários exemplos de aplicações biotecnológicas indicados acima são muitas vezes consideradas aplicações de outras disciplinas . Tal como , o desenvolvimento de antibióticos e as manipulações genéticas, descritas acima , como resultado de contribuições de biotecnologia, mas eles são também considerados como derivados da bioquímica, da engenharia genética, da biologia molecular, etc. Para remover essa confusão, observe que um produto pode ser construído usando os conhecimentos e os instrumentos de múltiplas disciplinas . Para fazer um automóvel engenheiros  de orientação mecânica, elétrica, química, industriais, etc são obrigatórios. Portanto , um automóvel pode ser descrito como um contributo de qualquer dessas disciplinas . O mesmo é verdade das diferentes disciplinas de ciências biológicas. Além disso, algumas disciplinas biotecnológicas têm várias sub disciplinas. A mistura de várias sub disciplinas formou algumas novas disciplinas. Portanto , ninguém deve se confundir com as menções de coisas simples como uma contribuição de várias disciplinas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *